Criar uma marca e uma identidade visual para uma empresa é um trabalho bastante desafiador. Agora, criar isso para algo em que você está envolvido é ainda mais desafiador.

Nas primeiras reuniões que fizemos com a equipe, não havia ainda um nome definido. Já tínhamos uma ideia e um conceito de trabalho, mas faltava saber como iríamos nos intitular. Foi então que surgiu o nome SEIVA CRIATIVA. Você pode conferir o processo de criação deste nome aqui. ;)

Tendo um nome definido é a hora do criativo colocar os seus neurônios para funcionar e pensar em como traduzir, através de uma imagem, a nomenclatura desta marca. E aí começa o desafio, pois normalmente o cliente precisa te passar as informações necessárias para a criação da marca. Mas e quando você também é o cliente? Aí o processo é um pouco diferente.

A primeira etapa que foi feita para a criação do logo foi a desconstrução do nome. Separamos as duas palavras que compõem o nome e focamos em uma de cada vez. E iniciou-se um trabalho mental:

– Que imagem me vem a cabeça quando ouço a palavra SEIVA?

– Que imagem me vem a cabeça quando ouço a palavra CRIATIVO?

 

No exercício que fizemos surgiram as seguintes ideias de conexão:

– SEIVA: árvore, galho, raízes, plantas, tronco, folhas, vida, sangue, veias

– CRIATIVO: cores, cérebro, desenho, explosão, lâmpada

Foi então que, após alguns estudos e pesquisas, chegamos ao seguinte conceito: a seiva flui pelas plantas através das raízes e dos vasos dos floemas. Já a criatividade, segundo a teoria de Roger Sperry, é trabalhada no lado direito do nosso cérebro. Com isso, fizemos alguns rabiscos e pesquisas visuais e conseguimos elaborar a junção desses dois principais elementos de nossa marca, formando assim um desenho estilizado e moderno que representa tanto a formação de uma árvore através de seus floemas quanto o formato do hemisfério direito de um cérebro.

Processo de Desenvolvimento de Logotipo

Desenvolvimento do Símbolo da Seiva Criativa

 

Com o símbolo definido e vetorizado fomos para outra etapa tão importante quanto: cores! Fizemos um estudo da psicologia das cores e as definimos conforme os respectivos significados:

Amarelo: otimismo e clareza

Laranja: amigável, alegre e confiança

Roxo: criatividade, imaginação e sabedoria

Na fonte, utilizamos uma família sem serifas e alternamos entre estilo Negrito e Leve para gerar movimento e expressão à marca.

Depois de finalizada a marca ficou assim:

Logotipo Seiva Criativa

 

O processo de criação de uma marca passa por diversas etapas. E cada uma delas é muito importante para poder chegar ao resultado adequado ao que o cliente deseja transmitir. Esse processo raramente é rápido, já que uma ideia precisa ser amadurecida e trabalhada diversas vezes até estar completa e finalizada.

Lucas Coelho – Publicitário

 

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Enviando
×

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?